Climatização de ambientes: Tudo o que você precisa saber

Originalmente publicado em Blog Dejen Engenharia

climatização

Já parou para pensar em como a temperatura ideal em um ambiente pode fazer a diferença no seu dia-a-dia? Quando o clima desagrada, pensamos em como seria bom se pudéssemos simplesmente mudar essa realidade, seja para afastar o calor ou para criar um ambiente mais quentinho e confortável. A climatização torna isso possível em qualquer espaço.

Nosso bem-estar nos influencia direta e constantemente. Um ambiente climatizado em casa, por exemplo, pode ser a garantia de noites bem dormidas em qualquer época do ano.

No escritório, uma temperatura mais amena pode ser o diferencial para uma equipe de trabalho mais produtiva, levando a melhores resultados para a empresa.

Em espaços comerciais, grandes ou pequenos, a criar condições ideias para tornar o ambiente mais agradável pode ser a chave para atrair e conquistar clientes que se sentirão mais acolhidos em seu estabelecimento.

Em outros, como clínicas e hospitais, cuidar da temperatura e das condições do ar pode ser fundamental para o exercício diário das atividades do local, contribuindo inclusive para a assepsia do ambiente.

Existe uma solução inteligente para cada caso. E a climatização de ambientes pode ser feita em qualquer lugar, respeitando suas características e atendendo suas necessidades.

Os modelos de ar-condicionado existentes no mercado têm especificações variadas. Escolher o equipamento certo pode ser uma tarefa simples, seguindo dicas como as que você encontra aqui. Ou pode demandar ajuda de profissionais que saberão avaliar melhor cada fator que interfira na conquista do resultado ideal.

Há modelos residenciais e industriais, mais ou menos potentes, além de sistemas diferentes. No momento da escolha, é importante considerar ainda o custo, a manutenção, o consumo de energia e fatores que levem em conta o respeito ao meio ambiente.

Conhecer as permissões do local onde o aparelho de ar-condicionado será instalado também é determinante. Há prédios, por exemplo, que não podem ter a fachada alterada e outros que não permitem mudanças na estrutura. O processo de instalação de cada tipo de equipamento deve estar de acordo com essas questões.

Hoje em dia, abrir buracos nas paredes não é mais pré-requisito para ter um ar-condicionado em casa. Aparelhos ruidosos podem ser substituídos e os sugadores de energia também! Pé direito alto, fluxo intenso de pessoas, concentração de máquinas, nada disso impede a climatização de um ambiente.

Ficou interessado? Continue conosco! Este guia definitivo traz tudo o que você precisa saber para climatizar um ambiente.

Os tópicos são independentes, então pode pular direto para o que te interessa! E não se esqueça de que nossa equipe está à disposição para tirar suas dúvidas a qualquer momento.

Climatização de ambientes

Ambientes diferentes apresentam características diferentes que influenciam na escolha do sistema mais adequado, com o melhor custo-benefício. Abaixo, listamos vários espaços, apresentamos suas características, desafios e soluções.

  • Climatização de escritórios

Ajustar a temperatura e as condições do ar no ambiente de trabalho é um fator determinante para o aumento da produtividade de sua equipe. A análise do ambiente, levando em conta fatores como a dimensão, fluxo de pessoas e quantidade de máquinas direciona a escolha do equipamento correto para tornar o ambiente mais confortável.

Há, no mercado, opções discretas, eficientes e de fácil instalação – sem a necessidade de alterações no layout do local. O split hi-wall e o split piso-teto podem ser as soluções para o seu escritório. O sistema de ar-condicionado central por dutos é também uma opção, sobretudo para ambientes maiores.

  • Climatização de casas e apartamentos

A climatização de casas e apartamentos é uma escolha cada vez mais comum. Manter um clima ameno e a boa qualidade do ar afeta direta e positivamente o dia-a-dia na residência. O controle da temperatura, circulação e umidade do ar traz benefícios que vão desde noites bem dormidas em qualquer época do ano até o combate à formação de mofo!

Os splits hi-wall são econômicos, eficientes e discretos, sendo os modelos mais adequados para ambientes menores. Para residências maiores ou climatização de vários ambientes simultaneamente, modelos como o cassete ou o multisplit são recomendados, bem como a opção por um sistema de ar-condicionado central.

  • Climatização de apenas um cômodo

A climatização pode ser feita de forma a atender a necessidades específicas de qualquer lugar. Há aparelhos disponíveis no mercado que são compactos e atendem a ambientes pequenos ou cômodos únicos de forma eficiente e econômica.

O conhecido janela, aquele que ocupa o espaço aberto na parede é uma opção, ao lado do window split que tem instalação similar, mas é considerado mais moderno. Ambos os modelos enfrentam algumas restrições onde não são permitidas alterações na fachada do local.

Para os outros casos, os modelos split hi-wall e split piso-teto aparecem como alternativas cada vez mais populares e atrativas, tanto pelo design e beleza dos aparelhos, quanto pelo seu custo benefício.

  • Climatização de espaços comerciais com portas abertas (cortina de vento)

A climatização de espaços comerciais pode ser o diferencial para manter o cliente por perto por mais tempo. É preciso ter cuidado, porém, para não criar um ambiente frio demais ou em que o ar condicionado escape o tempo todo pela porta. A solução é a instalação de cortinas de vento, aparelhos que criam uma barreira que impede que a saída do ar, mantendo a temperatura do ambiente.

É bom saber que cortinas de vento não substituem o sistema de ar-condicionado, mas funcionam como um apoio importante, inclusive gerando economia, já que evitam a sobrecarga do equipamento de ar-condicionado. O sistema completo ideal leva em conta fatores como a dimensão do ambiente, um split hi-wall ou um split cassete podem ser a solução.

  • Climatização de centros comerciais

Centros comerciais utilizam o sistema de ar-condicionado central. O clima nesses ambientes é, muitas vezes, um diferencial importante para atrair clientes e mantê-los por mais tempo no local.

É certo que você conhece alguém que já foi ao shopping para passar o tempo e aproveitar a temperatura agradável e, eventualmente, acabou consumindo ou comprando algo!

Para esses locais, o planejamento e conhecimento técnico de uma empresa especializada é imprescindível. Determinar corretamente o sistema de refrigeração a ser utilizado fará diferença no resultado, custos e economia. A maioria dos grandes centros comerciais faz uso do sistema de expansão indireta.

  • Climatização de hospitais e clínicas médicas

Hospitais e clínicas médicas apresentam um fluxo constante de pessoas, muitas em situações que requerem cuidados redobrados com a saúde. O uso do ar-condicionado nesses ambientes favorece a circulação do ar, reduzindo o risco de infecções hospitalares, aumentando a segurança e conforto térmico.

É bom ressaltar que esses benefícios só serão duradouros se for feita a manutenção correta dos equipamentos, sempre que necessário.

Para esse tipo de ambiente, a climatização deve ser feita com a instalação do sistema de ar-condicionado central, com o uso dos filtros adequados. Vale considerar, também, o ajuste individual da temperatura de cada quarto, no momento da definição da solução mais adequada.

  • Climatização de clínicas veterinárias

Promover a climatização de clínicas veterinárias é importante para o bem-estar dos que trabalham no local e também o de seus clientes, incluindo os pets! Para além do conforto, manter a temperatura adequada e a devida circulação do ar evitam a proliferação de micro-organismos, favorecendo o tratamento e recuperação dos animais.

A escolha do sistema ideal varia de acordo com as especificidades de cada espaço. Modelos split para um ou mais ambientes ou até mesmo um sistema de ar-condicionado central podem atender às necessidades do local. A avaliação de uma empresa especializada indicará a solução mais inteligente para cada caso.

  • Climatização de centros de convenção

Centros de convenções são estruturas grandes, com ambientes diversos e alto fluxo de pessoas. Considerando esses fatores, o sistema de ar-condicionado central por dutos aparece como a escolha mais apropriada para a criação e manutenção da temperatura e condições ideais.

Um ambiente agradável, nem abafado e nem frio demais, garante o bem-estar dos presentes, tornando mais produtivos os momentos de reuniões, palestras e atividades afins. Sem dúvida, essa é uma qualidade que aparece como diferencial importante no momento da escolha do centro de convenção como local para a realização de eventos diversos.

  • Climatização de aeroportos

Climatizar aeroportos pode ser uma tarefa complexa. A quantidade e o fluxo de passageiros, a arquitetura  local e a variação térmica antes e depois de cada voo são fatores que precisam ser considerados.

Além disso, cada área do aeroporto tem uma necessidade diferente e escolha e implementação do sistema deve garantir alto desempenho, mas com economia de energia e visando o maior tempo de vida útil possível.

Em Belo Horizonte, a Dejen Engenharia foi responsável pela climatização do novo Aeroporto Internacional Tancredo Neves. O espaço sofreu alterações e ficou maior para a Copa do Mundo, mudanças consideradas para a criação de um ambiente ainda mais agradável e funcional.

Como fazer a manutenção de ar-condicionado

Para que seu aparelho de ar-condicionado continue fazendo maravilhas no seu dia-a-dia, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente, é preciso alguns ter cuidados. A manutenção do equipamento é fundamental para seu funcionamento pleno, garantindo também a qualidade do ar e a segurança. Mas, como fazer isso?

No dia-a-dia, você consegue fazer sozinho!

Equipamentos de ar-condicionado acumulam poeira em sua área externa. Essa é uma situação fácil de se perceber e de lidar. Com um pano levemente umedecido e um pouco de detergente, você mesmo consegue fazer a limpeza da superfície externa do aparelho.

É importante sempre lembrar de não deixar que a água entrar em contato com o painel e demais componentes elétricos, para evitar danos e panes. Uma vez por semana basta!

Não se esqueça do filtro

A limpeza dos filtros é crucial para o bom funcionamento dos aparelhos de ar condicionado e também deve ser realizada com frequência. Filtros de ar sujos bloqueiam o fluxo de ar frio para dentro do equipamento, o que pode comprometer o funcionamento de outras peças, levando a problemas maiores e certamente indesejados.

A complexidade dessa tarefa varia de acordo com o modelo de cada ar-condicionado. Em muitos casos, retirar o filtro é algo simples de se fazer e basta um pano úmido ou água corrente para a remoção da sujeira. O uso de produtos químicos mais fortes não é recomendado, uma vez que pode causar danos.

Vale lembrar que quanto mais intenso o uso do equipamento, maior é a frequência necessária para a limpeza do filtro. O ambiente em que o ar-condicionado se encontra também pode influenciar na quantidade de sujeira acumulada.

Siga sempre as instruções do manual ou do site do fabricante. Se necessário, busque ajuda profissional para realizar o serviço.

Esteja atento aos sinais

Sinais como mau cheiro, funcionamento abaixo do padrão, gotejamento ou aumento do consumo de energia revelam que é hora de uma manutenção mais técnica. Pode ser bem complicado fazer isso sozinho porque, na maioria dos casos, limpar a serpentina e o condensador de ar demanda que o aparelho seja desmontado. Por isso, recomendamos que você deixe o serviço a cargo de um técnico ou empresa especializada.

A ajuda profissional também será fundamental caso você observe vazamentos ou panes elétricas. O uso constante do equipamento pode levar ao desgaste da fiação, por isso, faça verificações esporádicas às instalações.

Caso note algum problema ou tenha dúvidas sobre o estado dos fios e cabos, não arrisque! Como todo equipamento elétrico, se o funcionamento do ar-condicionado não estiver adequado, há risco de curtos ou até incêndios.

Vida longa ao seu ar-condicionado

Seu cuidado e atenção ao aparelho de ar-condicionado serão determinantes para a sua longevidade e bom funcionamento e, consequentemente, para o seu próprio bem-estar!

Ainda que o equipamento não apresente ou não aparente ter qualquer problema, a realização da manutenção se faz necessária para garantir um bom funcionamento e, também, valorizar o seu investimento.

Pronto! Agora que você tem as informações que precisa sobre a climatização de ambientes, que tal poder contar com o apoio da Dejen Engenharia nesse processo? Entre em contato conosco e faça um orçamento agora mesmo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s